segunda-feira, 20 de outubro de 2008

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Atividade de conclusão do curso Introdução a Educação Digital

Agora que você já está preparado para usar as ferramentas disponíveis no sistema operacional Linux, BrOffice.org e Internet, vamos por em prática nossos conhecimentos.

Elabore uma sequência de ensino, para que no nosso encontro final possamos compartilhar nossas idéias com os demais colegas da escola, para que seu trabalho tenha êxito, siga as orientações abaixo descritas e bom trabalho.

Orientações para a elaboração da Seqüência Didática - Escolher um tema real para ser utilizado em sua sala de aula; - Pré-requisitos necessários:

1. Incluir laboratório de informática 2. Escolher um dos programas estudados no curso: a. Conteúdo Mec: vídeos TV escola, Rived e Domínio público b. Editor de texto: Writer c. Editor de apresentação: Impress d. Planilha eletrônica: Calc e. Slideshare f. Internet g. Chat h. Blog i. Youtube 3. Priorizar produção digital dos educandos





Abra o google docs, clique em file, depois em download e escolha o editor de texto existente no seu computador e bom trabalho.


Trabalho de conclusão do curso:

Professora Luciana Melo - Produção textual- Elaboração do jornal "Conhecendo meu bairro e minha escola"

Professora Nildete e Irene Ibernon - Trabalhando as cores - vídeo Aquarela de Toquinho - debate sobre as cores - desenhar no Kolourpaint>



Professora Sara Simone Feitosa - Sequência didática - Eixo Temático: Características Físicas do planeta Terra.
  • Conteúdo: A vegetação.
  • Assunto: Os diferentes tipos de cobertura vegetal na superfície do nosso planeta.
  • Objetivo: Identificar as diferentes paisagens e formas vegetais existente na superfície, bem como os agentes climáticos causadores das condições propícias para o desenvolvimento dos diversos tipos vegetais.
  • Recursos tecnológicos:Laboratório de informática - Internet e Editor de Apresentação (Impress)

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Unidade 8: Cooperação e Interação em Rede

Nesta unidade, vamos retomar um pouco as unidades anteriores, discorrendo mais sobre a importância da colaboração e interação na Web, para que mais tarde, você possa publicar em seu blog. Você irá aprender a fazer o download de vídeos e inserir em suas apresentações de slides, com o objetivo de enriquecer seu trabalho. E, por fim, irá aprender algo totalmente novo, mas muito importante para publicar textos e outras publicações na Internet: a transformação de seus trabalhos em página Web. Você vai continuar a elaborar seus próprios textos e apresentações, mas agora no formato html(linguagem utilizada para desenvolver páginas na Web) e, assim, criar um site para apoiar sua ação como professor.


Objetivos de aprendizagem desta unidade de estudo e prática:

- Refletir sobre a relação entre tecnologias e seus reflexos sobre a aprendizagem;

-Refletir sobre as possibilidades de interação e interatividade na rede mundial de computadores, colaborando na produção de documentos textuais;

-Incorporar em documentos e apresentações de slides, vídeos de sites que prestam serviços de armazenamento;

- Utilizar ferramentas do software BrOffice Impress para criar e publicar textos no formato html para Web.

Você já pensou que acessar a Internet é mais do que ter contato com as tecnologias? Acessar a rede é ter a oportunidade de navegar por um mundo de possibilidades, onde podemos nos divertir, aprender, conhecer pessoas e culturas variadas, trocar informações, saber o que acontece no mundo todo, além de trabalhar colaborativamente, dando e recebendo opiniões e contribuições.

Quer incrementar a sua apresentação?

Vamos pesquisar um vídeo interessante!!!
Para isso visite o site youTube (http://www.youtube.com.br/) pesquise um vídeo de acordo com a sua apresentação para incorporá-lo no seu slide.


Quando você achar o vídeo você poderá fazer o download dele nos seguintes sites, não esqueça de marcar a opção mpeg, pois é uma extensão que permite rodar até mesmo no DVD:
Programas on-line para baixar vídeos:



Programa of-line:

Aqui você poderá baixar o programa e instalar no seu computador:http://www.vdownloader.es/


Inserir o vídeo em sua apresentação:

Agora com o vídeo em sua pasta vamos inserí-lo em sua apresentação: Abra a sua apresentação, insira um novo slide e no menu inserir clique na opção filme e som- do arquivo. Abra a sua pasta clique no vídeo....Inserir.

Dicas para baixar vídeos:

18 maneiras de baixar qualquer vídeo da Intermet


Unidade 7: Criação de blogs

Com esta unidade abordamos a criação de blogs, ferramenta popular por não demandar conhecimentos de especialista em informática para sua elaboração e utilização, e por ser gratuíto tanto o uso quanto a hospedagem no site que favoreceo serviço. De uma forma geral e mais simplificada podemos considerar o blog como um diário eletrônico que as pessoas criam na Internet.

E os educadores, utilizam blogs? Como professor ou gestor de escola, você já criou seu blog ou visitou blogs de outras pessoas?
Nesta unidade você terá a oportunidade de criar seu blog e nele poderá disponibilizar toda a sua produção feita no decorrer deste curso, tornando conhecidas suas idéias na Internet.

Vamos conhecer o termo blog?
O termo blog é um neologismo derivado da união das palavras inglesas web (rede) e log (diário de bordo, onde os navegadores registravam os eventos das viagens, principalmente aqueles ligados ao clima).
O blog, portanto, trata-se de uma abreviatura de weblog, onde web representa a própria Internet, e log caracteriza os registros que são realizados pelo usuário do blog - o blogger, ou blogueiro.

Algumas características dos blogs:
- O blog é definido como diário digital na Internet, que pode ser visto com qualquer pessoa e onde se pode disponibilizar pensamentos, idéias e produções; permite trabalhar com textos escritos, escolher e inserir imagens e sons; e pode ter características semelhantes aos diários manuscritos.
A relação de tempo está presente no cabeçalho e na data que antecedem o corpo do texto e na própria apresentação dos textos em ordem de data, da mais recente para a mais antiga ou ao contrátrio).
- São produções síncronas, em razão da quase simultaneidade entre o que se escreve, sua veiculação na rede e seu acesso por algúem que esteja conectado.
- Sobre a estética (design ou layout), existem alguns formatos disponíveis no próprio site que oferece o serviço ea hospedagem, o que facilita ao leigo a apresentação das idéias em seu blog utilizando os templates (modelos prontos para serem usados). Esses modelos garantem uma estética muito próxima da utilizada em revistas e jornais, ou seja, texto em colunas, editoriais, imagens, comentários.






Atividade de pesquisa


Visite alguns blogs e
observe as questões de tempo, espaço, estética e escreva um pequeno relatório sobre suas impressões. Salve o texto em seu portifólio (pasta). Poderá também escrever um comentário no blog do curso com suas impressões.

Conhecendo alguns blogs:

http://of2edu.blogspot.com/
http://caicmariano.blogspot.com/
http://almadeeducador.blogspot.com/

dicas para criar um blog educativo

http://www.educacional.com.br/articulistas/betina_bd.asp?codtexto=636
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG76347-6014-456,00.html


blog do NTE

http://ntes-czs.blogspot.com/

escola DHR

Vamos criar seu blog?

Neste curso vamos utilizar o serviço de blog disponível para usuários do Gmail, já que sua conta de e-mail foi criada nesse provedor. Mas há outros provedores que oferecem esse serviço e que você pode pesquisar e utilizar se desejar.

Siga as intruções no material impresso do manual do cursista, página 213. Ou clique em EAD







segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Unidade 9: Solução de problemas com planilhas eletrônica

Nesta unidade trabalharemos com o aplicativo, o software livre Calc, que faz parte do pacote BrOffice e visa a solução de problemas do usuário, de modo que ele possa efetuar as mais diversas tarefas que envolvam números, conforme suas necessecidades.
Não são poucas as funcionalidades úteis do Calc na organização de um trabalho, já que possibilita trabalhar com o controle das mais variadas ações. Uma de suas vantagens está em executar operações matemáticas e estatísticas, geradas automaticamente pelo sistema. Além disso, as ações podem ser realizadas com segurança, pois, caso haja erro, você poderá retomar e fazer alterações, sem ter de recomeçar tudo.

Atividade de reflexão:


Iniciando o Calc

O Calc aparece sob a forma de uma janela, como uma pasta com três planilhas eletrônicas, organizadas em três abas, prontas para serem usadas.

O que é uma planilha?

É uma tabela multifuncional, preparada para efetuar cálculos, operações matemáticas, projeções, análises de tendencias, gráficos ou qualquer tipo de operação que envolva números.

As informãções são organizadas em colunas e linhas, cuja intersecção delimita as células. Uma célula é formada pela junção de uma linha com uma coluna e possui seu próprio endereço, composto pela letra da coluna e pelo número da linha. Esses endereços aparecem nas fórmulas de composição do conteúdo das células e das relaçoes que podemos definir entre elas. Assim por exemplo, A1 identifica o endereço da célula pertencente à coluna A juntamente com a linha 1 e assim por diante.
Além das funcionalidades já citadas, você pode também variar a formatação dos dados, como tipo, tamanho e coloração das letras, impressão em colunas, alinhamento automático;utilizar figuras, gráficos e símbolos; movimentar e duplicar dados e fórmulas dentro das planilhas ou de uma planilha para outra; armazenar textos em arquivos e modificá-los. Pode-se utilizar as planilhas para tratar de um variado número de informações, de forma fácil e rápida, principalmente se utilizar as mesmas fórmulas para uma grande quantidade de dados. E, se houver necessidade de alterar algum número, as fórmulas em que ele estiver presente, por meio de seu endereço, serão automaticamente atualizadas.

Vamos aprender mais com essa ferramenta?

Então acesse o manual do cursista clicando aqui: Solução de problemas com planilhas eletrônica e para acessar o tutorial clique aqui.

Após o estudo realize as seguintes atividades e envie como anexo para o e-mail dos formadores:

Atividade prática 1

Atividade prática 2

Sugestões de atividades produzidas com planilhas eletrônicas

http://br.geocities.com/ntegti/planilha/index.html

Planilha eletrônica na escola

Concluindo

Nesta Unidade você conheceu os recursos básicos para criar e utilizar planilhas eletrônicas.Exercite bastante, pois assim você vai se familiarizando com a ferramenta e, aos pouco, você descobrirá que é muito fácil e útil usá-la. Anime-se a utilizá-la na sua prática profissional e na sua vida cotidiana. Se você atua como gestor(a) na escola, é uma ajuda poderosa usar planilhas para organizar e registrar o desenvolvimento de todas as etapas do trabalho, incluindo previsão de locais, gastos, responsáveis, resultados, alterações a fazer e assim por diante.
O Calc pode ajudá-lo a organizar um controle de desenvolvimento do currículo em termos de elementos do projeto político-pedagógico da escola, por exemplo, para cada área do conhecimento, por série, por turno, por turma, e assim por diante.
Pode ajudá-lo, ainda, a organizar a programação de atividades periódicas com alunos, com pais, a participação de especialistas, do início ao final do ano. Você pode fazer uma projeção de recursos necessários para essas atividades, em termos de infra-estrutura, mobiliário, equipamentos, pessoal, custos, entradas e saídas de recursos, entre outros.