Com esta unidade abordamos a criação de blogs, ferramenta popular por não demandar conhecimentos de especialista em informática para sua elaboração e utilização, e por ser gratuíto tanto o uso quanto a hospedagem no site que favoreceo serviço. De uma forma geral e mais simplificada podemos considerar o blog como um diário eletrônico que as pessoas criam na Internet.
E os educadores, utilizam blogs? Como professor ou gestor de escola, você já criou seu blog ou visitou blogs de outras pessoas?
Nesta unidade você terá a oportunidade de criar seu blog e nele poderá disponibilizar toda a sua produção feita no decorrer deste curso, tornando conhecidas suas idéias na Internet.
E os educadores, utilizam blogs? Como professor ou gestor de escola, você já criou seu blog ou visitou blogs de outras pessoas?
Nesta unidade você terá a oportunidade de criar seu blog e nele poderá disponibilizar toda a sua produção feita no decorrer deste curso, tornando conhecidas suas idéias na Internet.
Vamos conhecer o termo blog?
O termo blog é um neologismo derivado da união das palavras inglesas web (rede) e log (diário de bordo, onde os navegadores registravam os eventos das viagens, principalmente aqueles ligados ao clima).
O blog, portanto, trata-se de uma abreviatura de weblog, onde web representa a própria Internet, e log caracteriza os registros que são realizados pelo usuário do blog - o blogger, ou blogueiro.
Algumas características dos blogs:
- O blog é definido como diário digital na Internet, que pode ser visto com qualquer pessoa e onde se pode disponibilizar pensamentos, idéias e produções; permite trabalhar com textos escritos, escolher e inserir imagens e sons; e pode ter características semelhantes aos diários manuscritos.
A relação de tempo está presente no cabeçalho e na data que antecedem o corpo do texto e na própria apresentação dos textos em ordem de data, da mais recente para a mais antiga ou ao contrátrio).
- São produções síncronas, em razão da quase simultaneidade entre o que se escreve, sua veiculação na rede e seu acesso por algúem que esteja conectado.
- Sobre a estética (design ou layout), existem alguns formatos disponíveis no próprio site que oferece o serviço ea hospedagem, o que facilita ao leigo a apresentação das idéias em seu blog utilizando os templates (modelos prontos para serem usados). Esses modelos garantem uma estética muito próxima da utilizada em revistas e jornais, ou seja, texto em colunas, editoriais, imagens, comentários.
Visite alguns blogs e observe as questões de tempo, espaço, estética e escreva um pequeno relatório sobre suas impressões. Salve o texto em seu portifólio (pasta). Poderá também escrever um comentário no blog do curso com suas impressões.
Visite alguns blogs e observe as questões de tempo, espaço, estética e escreva um pequeno relatório sobre suas impressões. Salve o texto em seu portifólio (pasta). Poderá também escrever um comentário no blog do curso com suas impressões.
Conhecendo alguns blogs:
http://of2edu.blogspot.com/
http://caicmariano.blogspot.com/
http://almadeeducador.blogspot.com/
dicas para criar um blog educativo
http://www.educacional.com.br/articulistas/betina_bd.asp?codtexto=636
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG76347-6014-456,00.html
blog do NTE
escola DHR
Vamos criar seu blog?
Neste curso vamos utilizar o serviço de blog disponível para usuários do Gmail, já que sua conta de e-mail foi criada nesse provedor. Mas há outros provedores que oferecem esse serviço e que você pode pesquisar e utilizar se desejar.
Siga as intruções no material impresso do manual do cursista, página 213. Ou clique em EAD
Siga as intruções no material impresso do manual do cursista, página 213. Ou clique em EAD
Nenhum comentário:
Postar um comentário