segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Revisão das aulas anteriores

Agora que seu material chegou, vamos atualizar nossas atividades, concluindo todas as que ficaram pendentes, para podermos publicar nos nossos blogs e compartilhar nossos conhecimentos na web.
Aproveite que o manual do cursista é todo seu, leia, amplie seus conhecimentos, anote suas dúvidas, compartilhe com seus colegas e, trocando experiências, busque soluções para que todas as atividades propostas sejam realizadas com sucesso.
Não esqueça de mandar por e-mail as atividades propostas, além de salvar na sua pasta, pois na próxima aula, iremos construir nossos blogs e, estas atividades serão parte do mesmo, então capriche, suas criações serão publicadas na Web, e todas as pessoas que tiverem acesso ao seu blog, poderão ler e comentar sobre o que você postou.
Procure na Internet figuras e informações sobre o uso da Informática nas suas disciplinas, pesquise, faça Download, salve imagens, explore os recursos que poderão dar um upgrade nas suas aulas, troque experiências aceite sugestões, use sua criatividade.
  • Agora que você já sabe um pouco mais sobre educação digital, elabore um texto sobre as transformações provocadas pela tecnologia na vida cotidiana e na escola.

Vamos conhecer a comunidade Slideshare, faça seu cadastro, selecione as cinco apresentações mais bonitas e de sua preferência, faça o Download e salve na sua pasta, depois, utilize o E-mail para compartilhar com os amigos de sua lista.

  • Elabore um plano de produção de uma apresentação de slides usando o BROffice Writer, que você já conhece. Discuta o plano com o formador antes de iniciar sua produção propriamente dita. Utilize como referência as orientações e dicas apresentadas para que sua apresentação seja um recurso útil, de apoio à explanação de um tema e não apenas um meio de evitar ter que escrever no quadro, crie sua apresentação de Slide no BROffice Impress, usando os recursos disponíveis para que sua aula seja bastante agradável. Guarde-o como arquivo na sua pasta de usuário.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Unidade 6: Apresentações para as nossas aulas

Nesta unidade focalizaremos as apresentações com slides, muito usadas em seminários, palestras, reuniões de trabalho e aulas, utilizando o software livre BrOffice Impress.

Abordaremos alguns elementos básicos das apresentações e alguns efeitos que elas produzem sobre as pessoas quando projetadas numa tela na sala em que a atividade se realiza ou q
uando são visualizadas na tela de um computador.

Na Internet existe uma comunidade de usuários que cria e disponibiliza suas apresentações para todos os cadastrados e para os visitantes.
  • O nome dessa comunidade é Slideshare. Pode ser acessada pela Internet e em seu site encontramos apresentações sobre os assuntos mais variados.

  • O site pode ser uma fonte de informações para suas pesquisas. Conheça a comunidade Slideshare e as apresentações já produzidas.

Vamos conhecer a comunidade slideshare?

para acessar o slideshare você deve abrir o naveg
ador da Internet e digitar o endereço:

http://www.slideshare.net/



Vamos criar apresentações?

É fundamental que você invista em criar suas próprias apresentações, levando em conta as referências e dicas aprendidas e a experiência adquirida ao participar de atividades com apresentações de outras pessoas.

Vamos o utilizar o Software BrOffice.org Impress?

Siga as instruções do manual do cursista ou clique aqui para abrir o simulador do Impress.

Existem muitos sites na Internet que dão dicas de como utilizar o Impress para criar uma apresentação. Veja alguns:
http://www.cultura.ufpa.br/dicas/open/imp-cria.htm
http://tecnologia.uol.com.br/especiais/ultnot/2006/01/16/ult2888u135.jhtm
http://janelasepinguins.wordpress.com/2007/07/02/dicas-para-quem-usa-o-%20%20impress-do-openofficebroffice/

ATIVIDADE DE PRÁTICA

Crie uma apresentação de slides usando o BrOffice Impress para um seminário para os seus alunos. Nesta etapa você vai precisar revisar o seu plano de produção à luz das funcionalidades do BrOffice Impress. Utilize como referência as orientações e dicas apresentadas para que a apresentação seja um recurso útil, de apoio à explanação de um tema e não apenas um meio de evitar ter que escrever no quadro. Utilize os recursos que você selecionou para montar sua apresentação no Impress. Guarde o seu trabalho como arquivo no seu portfólio, na sua pasta de usuário.


Quer saber mais dicas de como fazer uma apresentação, clique nos títulos:

10 dicas: Como NÃO fazer uma excelente apresentação
Criando apresentações efetivas – e mantendo a platéia acordada
Professor PowerPoint


Atividade a distância:

Nildete - A energia das máquinas





Luciana Melo - Adjetivos




Irene Ibernon - Principais fontes de energia




Amélia Cavaco



Professora: Sara Simone

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Unidade 5 continuação do uso das ferramentas do BrOffice Write

Nesta aula, continuaremos estudando o editor de texto BrOffice Write e suas ferramentas.

1- Vamos prosseguir agora para outras opções de formatação do texto:

Momento de reflexão

Assista o vídeo e veja como funciona a web 2.0, ou seja como você pode interagir no mundo gital.



  • ATIVIDADE A DISTÂNCIA 1
    Visite o site http://www.eca.usp.br/prof/moran/
    Na opção “educação inovadora”, escolha um texto para você ler. Depois da leitura, produza um texto hipertextual sobre o que você leu, complementando o texto que já havia elaborado e digitado na unidade de estudo e prática 1.
    Salve o texto em sua pasta / portfólio /
  • Atenção: no seu texto deve haver um link com o texto lido como referência
    bibliográfica.

Produções dos alunos:

Turma A

Neibio

Turma B

Nildete - O educador e as novas mídias

Irene Ibernon- Quando vale apena encontrarmos na sala de aula

Sara Simone - “INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO: TEORIA & PRÁTICA”

Amélia Cavaco - “INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO: TEORIA & PRÁTICA”

2- Agora vamos aprender a utilizar um editor on-line, o Google Documents.

O Google Documents é um pacote de aplicativos do Google. Funciona totalmente on-line, diretamente no navegador. Os aplicativos são compatíveis com o Microsoft Office e o BrOffice.org, e atualmente compõe-se de:
  • processador de texto
  • editor de apresentações
  • editor de planilhas.
Atividade prática:

Escreva seu memorial e insira uma imagem ou mesmo a sua foto. Salve o seu documento e compartilhe com seus colegas de cur
so.

Confira aqui o perfil dos educandos!

Neibio

Sara

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Unidade 5: Elaboração e Edição de textos

Desde o início do curso, você esteve elaborando textos nas atividades propostas ao longo das unidades. Também explorou algumas das funcionalidades que a Internet oferece a seus usuários, diretamente na rede (on-line) ou por meio do CD-ROM. Agora, vamos ver como se faz a edição desses textos, usando o editor de texto Writer do software BrOffce, com o qual você já tem alguma familiaridade.

Então, trabalharemos em duas frentes:

1. Na primeira, você editará seus textos utilizando os vários recursos que o software ofe-rece, tais como formatar parágrafos, espaçamento, tipo, tamanho e cor da fonte; introduzir marcadores e numeração; utilizar tabelas e gráfcos; ilustrar idéias contidas nos textos a partir da inserção de fguras, fotos, desenhos, ícones, símbolos, que podem estar na Inter-net ou no computador.

2. Na segunda, você usará softwares on-line de processador de texto, editor de apresentações, editor de planilha eletrônica, bem como armazenará esses documentos e arquivos. Qual a vantagem disso? Poder acessar seus documentos de qualquer computador conectado à Internet, em qualquer lugar e hora, no momento em que desejar.

Atividade de reflexão pedagógica:

Assista o vídeo "Tecnologia e Metodologia" e reflita sobre as transformações provocadas pela tecnologia na vida cotidiana e na escola.

Atividade de desenvolvimento:

  • Apresentar o editor de textos Broffice Writer e suas principais funções;
  • criar referências das fontes para imagens e citações retiradas de materiais de outros autores;
  • salvar documentos e exportar documentos;
  • enviar mensagens eletrônicas com anexos (enviar o texto produzido a partir do vídeo dos "Sonhos aos ares".

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Unidade 4: Debate na rede:Bate-papo, Lista de Discussão e Netiqueta

Nesta unidade daremos continuidade à discussão sobre os recursos tecnológicos para a comunicação e interação. Agora veremos, apresentadas outras ferramentas: fórum, chat e lista de discussão. Entre as três há uma diferença fundamental: o tempo de resposta.
  • O fórum é um espaço de discussão no qual cada participante, em um certo momento, escreve a sua opinião, em forma de mensagem. Após serem enviadas, as mensagens ficam armazenadas e organizadas na ordem em que são recebidas no provedor de serviço.
  • No chat, as mensagens são apresentadas aos participantes em tempo real, como se fosse uma conversa tradicional, mas escrita na tela do computador.
  • Na lista de discussão, um grupo de pessoas é cadastrado em um provedor para receber as mensagens enviadas para essa lista.
Para iniciarmos os estudos vamos vamos assistir o vídeo "Nunca", como incentivo para continuação do curso.


Fórum de discussão

O fórum é um espaço virtual de discussão onde cada participante escreve sua opinião, sendo que o assunto gira em torno de um tema pré-determinado pelo criador do fórum.


Participe dos Fóruns:

Turma A Pe. Carlos Kunz- Mult. Marcia Sulamita

O futuro da educação na era digital- clique aqui

O mundo está mudando, e você professor? Poderá enquadrar-se como profissional nessas mudanças? comente sobre as mesmas no seu cotidiano profissional, expessando sua opinião e contribuindo para que aconteçam de forma prazerosa e positiva.


Turma B Pe. Carlos Kunz- Francisca Melo

Educação Digital CZS/AC - clique aqui
O computador na sala de aula modifica a forma de dar aulas? Nisso, provavelmente, todos concordam que sim. Mas o que exatamente muda? Vamos pensar nas relações entre as pessoas, entre professores e alunos. O que poderíamos destacar como mudanças provenientes do uso das tecnologias, principalmente do uso do computador e da Internet? O que passa a acontecer de novo, que antes não era possível? Como o educador passa a agir e qual é agora o seu papel nesta época de uso dos recursos de comunicação e interação?


REFLEXÃO
Quantas vezes nos reunimos presencialmente para trocar idéias a respeito de um tema que nos inquieta! Você já está acostumado a participar desse tipo de discussão, seja na vida cotidiana, seja na vida escolar. Pode-se fazer o mesmo através da rede de computadores? Será que muda alguma coisa nesse processo quando se debate e conversa com outras pessoas pelo computador?

ATIVIDADE DE PESQUISA

Procure na Internet e registre informações sobre os fóruns de discussão. Você poderá encontrar informações sobre como eles funcionam e alguns fóruns sobre assuntos bastante interessantes. Caso não tenha acesso à Internet localize pessoas que participam de fóruns de discussão e procure levantar e registrar questões sobre a experiência delas. Grave o seu texto como arquivo e guarde na sua pasta de usuário.

Bate-papo (Chat)

O chat é uma ferramenta de comunicação síncrona muito usada, pois possibilita a troca de mensagens de forma bastante ágil, rápida e, na maioria das vezes, breve. É uma conversa em tempo real, na qual os participantes digitam suas perguntas, respostas ou afirmações, sendo que todos que participam desta conversa vêem na tela do computador tudo que foi digitado.

O chat pode ser muito útil para tomada de decisões, resolução de problemas, tempestade de idéias e fortalecimento laços sociais.Além disso, por acontecer em tempo real, os participantes têm a certeza de que a presença social existe, que há mesmo outra pessoa do outro lado da tela e como a interação é muito dinâmica, o tempo passa despercebido e há muita interação. Por outro lado, o chat mostra-se pouco adequado para atividades que exijam tempo maior para refletir e elaborar idéias, informações e conteúdos mais complexos (Mercado, 2005, p. 53).
ATIVIDADE DE PRÁTICA
Você já mandou e-mails para alguns colegas e estes provavelmente possuem e-mail no provedor do Gmail. Então acesse o seu e-mail e verifque se seus colegas aparecem com o status on-line (verde) para você. Se algum estiver on-line, clique sobre o nome dele e inicie uma conversa na janelinha que apareceu na parte inferior da tela. Troquem idéias sobre essa possibilidade de conversas rápidas em diferentes recursos da Internet. Caso tenha problemas, peça o auxílio do formador para verifcar as difculdades com o bate-papo do Gmail.Caso não tenha acesso à Internet, converse com o formador para participar da dinâmica sobre chat. Você também pode localizar colegas que usam esta ferramenta, e tentar experimentá-la. Outra possibilidade são as salas pagas de acesso à Internet.

Lista de Discusão
A lista de discussão é um recurso muito usado por grupos que precisam trocar e-mails entre si. Esse grupo pode ser formado por colegas de trabalho, por parceiros de uma pesquisa ou ainda por pessoas com algum assunto em comum.
A lista de discussão funciona da seguinte forma: uma pessoa cria a lista em um prove-dor de e-mail que possua este serviço. Após criada a lista, defnido o nome e o e-mail do grupo, convidam-se outras pessoas interessadas em participar. Depois que um interessa-do aceita o convite, ele já pode mandar e-mails para a lista.
O recebimento das mensagens é prático, pois cada um, quando quer se comunicar, manda um único e-mail para o endereço da lista, que envia este e-mail para todos os inscritos no grupo de discussão.
Então, no lugar de mandar um e-mail para vários des-tinatários, tendo que conhecer o e-mail de todos, envia-se a mensagem apenas para o endereço do grupo que distribui a mensagem para todos.

ATIVIDADE DE PRÁTICA
Escolha uma temática, identifque situações problemas e proponha atividades que exijam a utilização de ferramentas de comunicação mediadas pelo computador para solucioná-las a contento, de modo cooperativo. O fórum, a lista de discussão, o bate-papo podem ser úteis nesse processo para funções diversas. Explore o potencial de cada uma em função das características já estudadas, de modo que sejam úteis à realização da tarefa proposta.
REFLEXÃO
No contexto atual da educação a distância, o educador não deve pensar apenas na área cognitiva. Em um ambiente de aprendizagem construtivista é preciso ativar mais do que o intelecto. Ao educador cabe a função de ativação da aprendizagem, ele deve trabalhar consigo mesmo a percepção de seu próprio valor e promover a auto-estima e a alegria de conviver e cooperar, bem como desenvolver um clima de respeito e de auto-respeito. ( Fagundes,1999). Fonte: Proposta Pedagógica da Fundação Pensamento Digital

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Unidade 3:Comunicação Mediada pelo computador:Correio Eletrônico

A comunicação é um componente tão natural e essencial em nossas vidas que muitas vezes nem nos damos conta de como ocorrem seus processos.Nos últimos anos, o computador e a Internet propagaram os serviços de comunicação e interação com suas ferramentas para troca, ou intercâmbio de informações e a propagação do conhecimento. Além do serviço do correio eletrônico, que permite a troca de mensagens entre pessoas do mundo todo com incrível rapidez, também estão bastantes difundidas as listas de discussões, os grupos de notícias e as salas de bate-papo (chats)

Objetivos de aprendizagem desta Unidade de estudo e prática:
  • Criar conta de e-mail num provedor gratuito;
  • Enviar mensagens eletrônicas pelo webmail;
  • Refletir sobre as possibilidades de utilização do correio eletrônico nas atividades escolares;
Atividade reflexão

Aproveite para iniciar a reflexão sobre o uso das tecnologias na escola e o papel do educador diante dessa nova realidade. Leve em conta a importância da interação, pensando como ela pode afetar e modificar as relações entre alunos e professores.


Você tem o seu endereço de correio eletrônico?

E-mail

Você já deve ter ouvido falar em e-mails. São mensagens eletrônicas enviadas por meio da Internet para pessoas que possuem um endereço de correio eletrônico. Esta é uma maneira bastante rápida e prática de comunicação, muito popular atualmente. Em um e-mail você pode escrever um texto, como se fosse uma carta, enviar fotos ou outros arquivos, mandar recados breves ou longos, enfim, pode se comunicar e enviar seu recado de forma rápida, quase instantânea.

Para usar o correio eletrônico e enviar mensagens, é necessário ter um endereço de e-mail, algo parecido com: seunome@nomedoseuprovedor,com.br, o sue endereçoé único no planeta.

Existem diferentes provedores (sites) que oferecem o serviço de e-mail. Entre os gratuitos, alguns dos mais populares são:

Bol: http://www.bol.com.br
Gmail:
http://www.gmail.com
Hotmail:
http://www.hotmail.com
Yahoo!:
http://www.yahoo.com.br

Para os trabalhos deste curso, vamos utilizar o Gmail, um provedor gratuito de e-mail que permite aos seus usuários utilizar outros recursos on-line como: editor de texto, planilha eletrônica, agenda, blog, entre outros. Esses recursos serão bastante úteis na realização de várias atividades previstas. Nada impede, porém, que você escolha outro provedor e crie outra conta de e-mail para suas atividades pessoais fora do curso.

Vamos criar um e-mail num provedor gratuíto

Clique no site para criar o seu e-mail -
http://www.gmail.com/

Como mandar um e-mail?

Você vai precisar do software navegador de Internet, pois para mandar um e-mail você deverá entrar no site do seu provedor e efetuar o login. No caso do Gmail, você deve entrar em www.gmail.com e digitar seu nome de usuário e senha. Após completar as informações solicitadas, clique no botão ACESSAR.
1. Selecione o navegador de Internet na barra de atalhos.
2. Digite www.gmail.com
3. Nome do usuário: seu e-mail
4. senha
5.ACESSAR

Agora que você acessou seu endereço, escolha a opção ESCREVER- Coloque o endereço do destinatário no campo PARA. Indique o assunto e digite o conteúdo do seu e-mail.

Dúvidas consulte o manual do cursista clique no link - EAD - CURSOS - EDUCAÇÃO DIGITAL- página 86

Atividade a Distância

Use o e-mail e comunique-se com outras pessoas.
Agora que você sabe como proceder para escrever mensagens e enviá-las, execute:
  • Abra o navegador de Internet,
  • acesse o provedor de sua conta de correio eletrônico.
  • digite seu nome de usuário e senha e clique em acessar.
  • Uma vez que a página de sua conta esteja na tela, procure o comando ESCREVER
  • E-MAIL ou NOVO e o sistema abrirá uma janela para que possa escrever.n Preencha os campos do destinatário, assunto, corpo da mensagem e clique em ENVIAR MENSAGEM.
  • O tema é livre e os destinatários também. Aproveite para se apresentar, cumprimentare contar suas expectativas em relação ao curso.

Unidade 2: Navegação, pesquisa na Internet e segurança na rede

Olá cursistas nesta unidade vamos navegar pela rede mundial de computadores.

Confira os objetivos dessa unidade:
  • Navegar pela Internet com o software livre de navegação, Iceweasel, prevenindo-se de riscos;
  • Refletir sobre a importância da navegação na Internet na sua vida e na educação;
  • Identificar procedimentos de segurança na web;
  • Utilizar recursos básicos e simples para realizar pesquisa na Internet;
  • Armazenar os sites visitados no recurso FAVORITOS do navegador;
  • Salvar o documento com outro nome no editor de texto.
Leitura de reflexão:
A metáfora do lápis confira no manual do cursista pág.51

Que importância tem a Internet na sua vida pessoal e profissional?

Que recursos você gostaria de buscar na Internet para melhorar a sua prática profissional?


Vamos conhecer o o navegador de Internet Iceweasel?
Iceweseal é um navegador para Internet, exclusivamente destinado às distribuições Linux baseadas em Debian. Ela traz as mesmas funcionalidades do Internet Explorer e do Mozila Firefox.

visite os sites e aprenda a navegar, explore cada
link
, aproveite para salvar as páginas visitadas em seu computador, faça Download de textos, cursos e imagens e adicione em seu navegador no menu FAVORITOS !!!!

portal
doprofessor.mec.gov.br

webeduc.mec.gov.br

eca.usp.br/prof/moran

Agora que você navegou na Internet, vamos cantar com Gilberto Gil
clique aqui

Pela Internet

Composição: Gilberto Gil

Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje ...(2x)

Que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante
Da infomaré
Que leve um oriki
Do meu velho orixá
Ao pôrto de um disquete
De um micro em Taipé...

Um barco que veleje
Nesse infomar
Que aproveite a vazante
Da infomaré
Que leve meu e-mail lá
Até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer
Aihê! Aihê! Aihê!...

Eu quero entrar na rêde
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tiétes
De Connecticut
Eu quero tá na rêde
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tiétes
De Connecticut...

De Connecticut de acessar
O chefe da Mac
Milícia de Milão
Um hacker mafioso
Acaba de soltar
Um vírus prá atacar
Programas no Japão...

Eu quero entrar na rêde
Prá contactar
Os lares do Nepal
Os bares do Gabão...

Que o chefe da polícia
Carioca, avisa
Pelo celular
Que lá na praça Onze
Tem um videopôquer
Para se jogar...

Jogar ah! ah! ah!...(4x)

Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tiétes
De Connecticut
Eu quero tá na rêde
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tiétes
De Connecticut...

De Connecticut de acessar
O chefe da Mac
Milícia de Milão
Um hacker mafioso
Acaba de soltar
Um vírus prá atacar
Programas no Japão...

Eu quero entrar na rede
Prá contactar
Os lares do Nepal
Os bares do Gabão...

Que o chefe da polícia
Carioca, avisa
Pelo celular
Que lá na praça Onze
Tem um video-pôquer
Para se jogar...

Ah! ah! ah!
Jogar ah! ah!...(3x)
Connect show! Connect show!
Connect show! Connect show!
Connecticut, Connecticut
Connecticut...

Vamos usar uma ferramenta de busca na Internet?

Nestes sites você tem a opção de escolher o tema que deseja pesquisar, eles fornecem informações de outros sites, funcionam como um catálagos em geral e sõa de acesso gratuito,confira!!!!

www.google.com.br

http://www.yahoo.com.br/

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Unidade 1: Tecnologias no cotidiano: desafios à inclusão digital e social

Objetivos de aprendizagem desta unidade de estudo e prática:
  • Conceituar o que são mídias e tecnologias e a evolução desses conceitos;


  • Refletir sobre a utilização e a importância de computadores e da Internet na sua vida e na educação;


  • Conhecer alguns recursos básicos do computador;


  • Elaborar um texto contendo reflexões sobre o papel da tecnologia na sua vida e na formação de professores e gestores escolares.
Atividades proposta:

* Sondagem e discussão dos temas Mídias e Tecnologias:
* Produção coletiva


Discussão dos temas propostos:

1)“Existe toda uma mitologia construída em torno da tecnologia e de seu potencial para melhorar nossas vidas, conduzindo-nos a uma sociedade melhor. Você já pensou sobre isso?” (fonte: Lacerda, 2001, p. 20)


2)“Você acha que a tecnologia da informática tem o poder necessário para transformar a sociedade e a educação brasileiras? Se sim, de que modo? Se não, por quê? (...) (fonte: Lacerda, 2001, p. 25)


3)Que resistências você tem com relação à tecnologia? Tais resistências estão relacionadas com um posicionamento crítico ou apenas com a dificuldade de lidar com tal aparato?“ (fonte: Lacerda, 2001, p. 23)

4)Indique algumas aplicações da informática na educação. Acredita que o computador pode contribuir para o redimensionamento da prática pedagógica? De que modo? Lacerda, 2001, p25)

Clique aqui para visualizar as reflexões das turmas A e B dos Professores da Escola Pe. Carlos Kunz

1. Computador que máquina é essa?

Assista o vídeo e responda:







De que forma o computador está presente em sua vida profissional e pessoal?
Inovação pedagógica, habilidades, criatividade, comunicação, informação, produção, construção, medo e praticidade.

Vamos conhecer de perto o Computador?

O que é o Linux Educacional?


O Linux é um sistema operacional, ou seja, ele é responsável pela interface homem máquina. Foi desenvolvido inicialmente por um estudante finlandês Linus Trovalds em 1991 baseado no sistema operacional Unix e hoje é mantido por comunidades internacionais de programadores, outros profissionais na área de informática, etc.
Já o Linux Educacional é uma compilação do Linux (distribuição debian) com foco em aplicação a laboratório de informática educacional (LIE) e escolas.

Mais informações clique aqui

Vamos assistir o vídeo " Do Sonho aos ares"Santos Dumont)


Como a história abordada no vídeo pode relacionar-se com a evolução tecnológica em
geral e com a informática em particular? Essa evolução afeta nossas vidas?
Como a informática pode modificar a sua vida profissional e pessoal?
Alguma vez você sentiu necessidade de acessar a Internet?
Para qual motivo?

Clique aqui e confira as reflexões dos cursitas

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Aula Inaugural

A abertura do curso Introdução à educação digital aconteceu no dia 19 de agosto de 2008 na Escola de ensino fundamental Pe. Carlos Kunz tendo como público alvo a gestora da escola, coordenadores e professores.

Teve como objetivos: Incentivar e orientar para o uso correto das TIC na educação; Identificar as tecnologias presentes no ambiente e orientar o uso do material do curso: manual impresso e curso digital em cd-room.

A aula decorreu através de dinâmica de apresentação do cursista- "A rede", apresentação digital do curso, atividade de reconhecimento das tecnologias presentes no ambiente e para finalizar utilizamos a música Kid Vinil de Zeca Baleiro onde discutimos sua letra e para concluir todos cantaram com muita alegria.

Unidades de estudo e prática:

Unidade 1: Tecnologias no cotidiano: desafios à inclusão digital e social
unidade 2: Navegação, pesquisa na Internet e segurança
Unidade 3: Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico
Unidade 4: Debate na rede: bate-papo, lista e fórum de discussão, netiqueta
Unidade 5: Elaboração e edição de textos (parte I e II)
Unidade 6: Apresentações para nossas aulas
Unidade 7: Criação de blogs
Unidade 8: Cooperação e interação em rede
Unidade 9: Solução de problemas com planilhas eletrônicas