quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Unidade 4: Debate na rede:Bate-papo, Lista de Discussão e Netiqueta

Nesta unidade daremos continuidade à discussão sobre os recursos tecnológicos para a comunicação e interação. Agora veremos, apresentadas outras ferramentas: fórum, chat e lista de discussão. Entre as três há uma diferença fundamental: o tempo de resposta.
  • O fórum é um espaço de discussão no qual cada participante, em um certo momento, escreve a sua opinião, em forma de mensagem. Após serem enviadas, as mensagens ficam armazenadas e organizadas na ordem em que são recebidas no provedor de serviço.
  • No chat, as mensagens são apresentadas aos participantes em tempo real, como se fosse uma conversa tradicional, mas escrita na tela do computador.
  • Na lista de discussão, um grupo de pessoas é cadastrado em um provedor para receber as mensagens enviadas para essa lista.
Para iniciarmos os estudos vamos vamos assistir o vídeo "Nunca", como incentivo para continuação do curso.


Fórum de discussão

O fórum é um espaço virtual de discussão onde cada participante escreve sua opinião, sendo que o assunto gira em torno de um tema pré-determinado pelo criador do fórum.


Participe dos Fóruns:

Turma A Pe. Carlos Kunz- Mult. Marcia Sulamita

O futuro da educação na era digital- clique aqui

O mundo está mudando, e você professor? Poderá enquadrar-se como profissional nessas mudanças? comente sobre as mesmas no seu cotidiano profissional, expessando sua opinião e contribuindo para que aconteçam de forma prazerosa e positiva.


Turma B Pe. Carlos Kunz- Francisca Melo

Educação Digital CZS/AC - clique aqui
O computador na sala de aula modifica a forma de dar aulas? Nisso, provavelmente, todos concordam que sim. Mas o que exatamente muda? Vamos pensar nas relações entre as pessoas, entre professores e alunos. O que poderíamos destacar como mudanças provenientes do uso das tecnologias, principalmente do uso do computador e da Internet? O que passa a acontecer de novo, que antes não era possível? Como o educador passa a agir e qual é agora o seu papel nesta época de uso dos recursos de comunicação e interação?


REFLEXÃO
Quantas vezes nos reunimos presencialmente para trocar idéias a respeito de um tema que nos inquieta! Você já está acostumado a participar desse tipo de discussão, seja na vida cotidiana, seja na vida escolar. Pode-se fazer o mesmo através da rede de computadores? Será que muda alguma coisa nesse processo quando se debate e conversa com outras pessoas pelo computador?

ATIVIDADE DE PESQUISA

Procure na Internet e registre informações sobre os fóruns de discussão. Você poderá encontrar informações sobre como eles funcionam e alguns fóruns sobre assuntos bastante interessantes. Caso não tenha acesso à Internet localize pessoas que participam de fóruns de discussão e procure levantar e registrar questões sobre a experiência delas. Grave o seu texto como arquivo e guarde na sua pasta de usuário.

Bate-papo (Chat)

O chat é uma ferramenta de comunicação síncrona muito usada, pois possibilita a troca de mensagens de forma bastante ágil, rápida e, na maioria das vezes, breve. É uma conversa em tempo real, na qual os participantes digitam suas perguntas, respostas ou afirmações, sendo que todos que participam desta conversa vêem na tela do computador tudo que foi digitado.

O chat pode ser muito útil para tomada de decisões, resolução de problemas, tempestade de idéias e fortalecimento laços sociais.Além disso, por acontecer em tempo real, os participantes têm a certeza de que a presença social existe, que há mesmo outra pessoa do outro lado da tela e como a interação é muito dinâmica, o tempo passa despercebido e há muita interação. Por outro lado, o chat mostra-se pouco adequado para atividades que exijam tempo maior para refletir e elaborar idéias, informações e conteúdos mais complexos (Mercado, 2005, p. 53).
ATIVIDADE DE PRÁTICA
Você já mandou e-mails para alguns colegas e estes provavelmente possuem e-mail no provedor do Gmail. Então acesse o seu e-mail e verifque se seus colegas aparecem com o status on-line (verde) para você. Se algum estiver on-line, clique sobre o nome dele e inicie uma conversa na janelinha que apareceu na parte inferior da tela. Troquem idéias sobre essa possibilidade de conversas rápidas em diferentes recursos da Internet. Caso tenha problemas, peça o auxílio do formador para verifcar as difculdades com o bate-papo do Gmail.Caso não tenha acesso à Internet, converse com o formador para participar da dinâmica sobre chat. Você também pode localizar colegas que usam esta ferramenta, e tentar experimentá-la. Outra possibilidade são as salas pagas de acesso à Internet.

Lista de Discusão
A lista de discussão é um recurso muito usado por grupos que precisam trocar e-mails entre si. Esse grupo pode ser formado por colegas de trabalho, por parceiros de uma pesquisa ou ainda por pessoas com algum assunto em comum.
A lista de discussão funciona da seguinte forma: uma pessoa cria a lista em um prove-dor de e-mail que possua este serviço. Após criada a lista, defnido o nome e o e-mail do grupo, convidam-se outras pessoas interessadas em participar. Depois que um interessa-do aceita o convite, ele já pode mandar e-mails para a lista.
O recebimento das mensagens é prático, pois cada um, quando quer se comunicar, manda um único e-mail para o endereço da lista, que envia este e-mail para todos os inscritos no grupo de discussão.
Então, no lugar de mandar um e-mail para vários des-tinatários, tendo que conhecer o e-mail de todos, envia-se a mensagem apenas para o endereço do grupo que distribui a mensagem para todos.

ATIVIDADE DE PRÁTICA
Escolha uma temática, identifque situações problemas e proponha atividades que exijam a utilização de ferramentas de comunicação mediadas pelo computador para solucioná-las a contento, de modo cooperativo. O fórum, a lista de discussão, o bate-papo podem ser úteis nesse processo para funções diversas. Explore o potencial de cada uma em função das características já estudadas, de modo que sejam úteis à realização da tarefa proposta.
REFLEXÃO
No contexto atual da educação a distância, o educador não deve pensar apenas na área cognitiva. Em um ambiente de aprendizagem construtivista é preciso ativar mais do que o intelecto. Ao educador cabe a função de ativação da aprendizagem, ele deve trabalhar consigo mesmo a percepção de seu próprio valor e promover a auto-estima e a alegria de conviver e cooperar, bem como desenvolver um clima de respeito e de auto-respeito. ( Fagundes,1999). Fonte: Proposta Pedagógica da Fundação Pensamento Digital

Nenhum comentário: